IMG-20210322-WA0095.jpg

"Benditas" dicas para uma boa adaptação escolar!

Atualizado: 24 de jun. de 2021

Qual será o momento certo para ingressar o(a) seu(ua) filho(a) na escola?

Entendemos que este momento chega quando o quintal de casa fica pequeno e a criança pula os muros para o quintal vizinho.

Antes de tudo é importante compreender e aceitar que a criança também necessita de ambientes que favoreçam seu desenvolvimento, seja ele social ou cognitivo, e na idade inicial da vida é na Escola que a família encontra um aliado bastante significativo para esta nova fase da vida infantil.

A Pré - Escola veio para ajudar nossos pequenos a desenvolver seus corpos correndo, subindo e escorregando na casa da árvore, a vencer a timidez no palco da imaginação, a desconstruir a insegurança ao descobrir o novo, a trabalhar em equipe e conviver com outras crianças na construção do fazer diário, ao defender-se, comunicar-se e expressar-se.

Agora, entendendo a importância do ingresso da criança na Pré-Escola e para o sucesso dessa nova fase da vida inicial da criança e dos responsáveis, seguem algumas dicas:

Conhecida à escola já previamente escolhida, faz-se necessário conhecer a equipe que irá atender a criança. Falar para ela de forma alegre e segura do novo ambiente escolar que irá recebê-la. A intenção é que ela sinta no responsável a segurança que ela também precisará ter para permanecer na escola.

Mostre a criança o material, o uniforme e os objetos que irá usar.

A separação deve se dar aos poucos. O responsável deve falar que não a está abandonando na escola e que voltará para buscá-la na hora marcada. Não engane, seja honesto(a)! Com o tempo ela irá entender que na saída o responsável irá buscá-la(o).

Programe-se para permanecer na escola o tempo que for necessário. Você será o suporte da criança, procure ficar na porta da sala ou apareça quando for solicitado(a).

Faça questão de mostrar ao(a) seu(ua) filho(a) que está sempre presente. Escute as novidades, faça fotos, mostre a amigos e familiares. Permita-se também viver este momento.

Pode ser que em algum momento a criança tenha recaída por algum motivo. Não se desespere! Procure a Escola e juntos inicie uma readaptação até que a criança sinta-se seguro(a) novamente. E você também!

E por último... esta separação dependerá muito mais do responsável do que da criança. O sucesso da adaptação está no sentimento emocional que é passado para a criança e da necessidade desta em encontrar novos horizontes.

Andréa Maciel

Psicóloga - Bendita Escolinha