IMG-20210322-WA0095.jpg

Quarentena não é HOMESCHOOLING

Atualizado: 20 de mar. de 2022

Carta aberta aos pais e mães da Bendita Escola,

Vimos por meio desta dar-lhes ciência quanto ao posicionamento da Bendita Escola em relação aos últimos debates que envolvem orientações às famílias com atividades escolares destinadas as crianças em idade pré-escolar.

A Educação Infantil é uma modalidade da Educação Básica cujo o objetivo é de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades das crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar. No entanto estamos vivendo uma pandemia que, momentaneamente, nos impossibilita o convívio social no ambiente escolar.

Neste momento o interesse maior de todos nós, pais e educadores, é pela manutenção da VIDA. Não temos urgência em preparar nossas crianças para o futuro acadêmico, e sim em ajudá-las a compreender que somos seres naturais e que devemos cuidar dos nossos corpos como manifestação única e potente da natureza. E para isso, neste contexto de isolamento social, contamos com a compreensão de cada um de vocês, mães e pais, para o que é realmente necessário.

Não se preocupem em buscar atividades direcionadas ou dicas de "como manter sua criança ocupada". APENAS VIVAM!

Acolham suas crianças. Permitam que elas desfrutem de suas companhias, estejam disponíveis. Compartilhem experiências que lhes permitam protagonizar os cuidados pessoais (alimentar-se, vestir-se, higienizar-se) e os cuidados com a casa e com os alimentos. Destinem tempo de qualidade às brincadeiras. Plantem sementes e acompanhem juntos o desenvolvimento das plantas. Permitam-lhe, sobretudo, o direito de escolha.

Chegará o tempo em que estaremos juntos novamente, e então poderemos constatar que a qualidade dos momentos compartilhados por vocês e suas crianças, durante a quarentena, contribuiu com o repertório de experiências a serem relatadas, revividas ou apenas refletidas em crescimento não apenas de suas crianças, MAS PRINCIPALMENTE DE VOCÊS: MÃES E PAIS. Encarem essa quarentena como uma oportunidade de viverem intensamente a infância de seus filhos. E tenham certeza de que tudo ficará bem!

Nossos canais de comunicação estão abertos para troca de informações e para o apoio que lhes for necessário.

Aproveitaremos os espaços virtuais para conversarmos sobre assuntos importantes do desenvolvimento dos nossos pequenos, assim como já é de práxis propormos em nossos encontros e em nossas redes sociais. Utilizaremos as recursos tecnológicos para compartilhamento de histórias que possam render bons momentos de leitura em família, para contar-lhes um pouco dos processos vivenciados pelos grupos nos últimos meses e para o envio dos registros que acompanham o crescimento da plantação realizada pelos pequenos.

Desejamos que vocês se mantenham seguros e fortes.

Até breve!

QUARENTENA NÃO É HOMESCHOOLING!

Por Kizzy Guimarães