top of page
IMG-20210322-WA0095.jpg

Junta de Conselheiros da Bendita Escola de Educação Infantil

Atualizado: 3 de set. de 2021

“Como é que você é acusado de que está furando o teto do céu e o máximo que

consegue fazer é trocar a geladeira?”

(Ailton Krenak - A vida não é útil)


O que é?


Propomos que a Junta de Conselheiros da Bendita Escola de Educação Infantil seja um colegiado de crianças, mães, pais, responsáveis, educadores e moradores de Pedra de Guaratiba a fim de promover diálogos e definir estratégias que visam a intervenção da comunidade educativa e local nos espaços verdes públicos para garantir que essas áreas se tornem espaços seguros, atrativos e cuidados para acolher a permanência da primeira infância.


Justificativa:


No dia 26 de maio de 2021 realizamos a Ocupação Brincante da Bendita Escola, na Praça Waldemar Teixeira, em celebração à Semana Mundial do Brincar.

As crianças da Bendita Escola tiveram a oportunidade de fazer muitas reflexões acerca dos espaços públicos e do direito das crianças em permanecer e circular pela cidade.



Apesar de ser um espaço brincante por natureza, observamos que a Praça necessita de cuidados para que seja habitada, com segurança, por adultos e crianças. Constatamos que a praça precisa ser ocupada pela alegria e a descoberta infantil, no entanto, necessita também de um olhar cuidadoso para que seja um espaço cada vez mais rico em possibilidades e por isso, propomos que as crianças do grupo Laranja (crianças de 4 a 6 anos) revisitassem esse espaço com “olhos de gavião” para averiguar e identificar os problemas presentes na nossa praça.


Revisitar a Praça Waldemar Teixeira com as crianças nos impulsionou a pensar a partir de dois movimentos:


1- Ouvir e garantir a participação das crianças;

2- O compromisso político social da nossa instituição com o bairro que estamos inseridos como consta no Projeto Político Pedagógico da Bendita Escola.


Em diálogo com o nosso corpo docente, em um dos nossos encontros de estudos coletivos, levantamos os motivos pelos quais a Bendita Escola precisa estar comprometida com o cuidado das áreas verdes de Pedra de Guaratiba. Dentre as partilhas, destacamos: contribuir com o fortalecimento e valorização da comunidade local, garantia do brincar na natureza nos espaços públicos trazendo um outro olhar para o consumo - brincar nas praças é gratuito -, construção de responsabilidade e compromisso, compreensão de pertencimento, fomento de atividades culturais e educativas nos espaços públicos, promover o contato com o pé na terra e o brincar livre, construir memórias coletivas dos lugares e espaços de Pedra de Guaratiba - que memórias as gerações futuras terão desse espaço se não olharmos e cuidarmos dele no momento presente? Esses são alguns dos diversos pontos levantados pela equipe docente.


O Artigo 9º, inciso X das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) destaca que a proposta curricular de Educação Infantil (EI) “promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais”.


Léa Tiriba nos convida a refletir:


As relações entre sistemas culturais e sistemas naturais ameaçam a continuidade da vida no planeta. Se quisermos barrar o processo de destruição que está em curso, precisaremos transformar profundamente nossa maneira de pensar e de sentir, de viver e de educar. Buscando sentidos para este desafio, diante dos meninos e das meninas que recebemos diariamente em creches e pré-escolas, perguntamos: quais são os nossos sonhos de educadores? Que exemplos oferecemos às crianças de hoje? Que herança – ética, estética, cultural, ambiental – deixaremos para os que virão depois de nós? Numa situação de emergência planetária, não basta que as crianças aprendam os princípios da democracia, da cidadania, do respeito aos direitos e às diferenças entre nós, seres humanos. Também é nosso papel ensiná-las a cuidar da Terra. Mas como ensinar a cuidar numa sociedade que submete os indivíduos, os povos e a natureza aos interesses do mercado, mobilizando as energias sociais para a produção e a acumulação? ( TIRIBA, 2010, p. 2)

Dialogando com Léa Tiriba, Ailton Krenak nos convida a refletir:


A nossa mãe, a Terra, nos dá de graça o oxigênio, nos põe para dormir, nos desperta de manhã com o sol, deixa os pássaros cantar, as correntezas e as brisas se mover, cria esse mundo maravilhoso para compartilhar e o que a gente faz com ele? (...) Qual é o mundo que vocês estão agora empacotando para deixar às gerações futuras? O.K., você vive falando de outro mundo, mas já perguntou para as gerações futuras se o mundo que você está deixando é o que elas querem? A maioria de nós não vai estar aqui quando a encomenda chegar. (KRENAK, 2019, p. 35)

A Bendita Escola compreende a importância de envolver as crianças, famílias e equipe nas reflexões, diálogos, decisões e ações que mobilizam a vida em sociedade e reafirma seu compromisso político e social no Projeto Político Pedagógico (PPP) que propõe o diálogo com a comunidade escolar e com os moradores do bairro de Pedra de Guaratiba para mobilizar e pensar ações para a preservação e revitalização dos espaços verdes do nosso bairro, dentre as ações, a criação de uma Junta de Conselheiros.


A Bendita Escola reconhece a importância de suas práticas tanto para a comunidade local quanto a de bairros vizinhos, por isso buscará desenvolver parcerias com a comunidade educativa a fim de contribuir para o desenvolvimento social do entorno. Dentre as estratégias previstas para a contribuição da Instituição com a qualidade de vida e o crescimento da localidade propomos o oferecimento de atividades de cunho recreativo, educativo e cultural voltadas à Primeira Infância, para o público em geral e de maneira gratuita, através de um conjunto de eventos previstos pelo Calendário Anual denominado “Bendita de Portas Abertas”. Outra estratégia refere-se ao fomento da permanência infantil nos espaços verdes, tais como praças e parques, através de iniciativas de revitalização e cuidados que envolvem a participação de toda a comunidade educativa e moradores da região. A partir de 2021 a Bendita Escola se propõe a constituir a Junta de Conselheiros na qual crianças, familiares, moradores, representantes de organizações se reúnam periodicamente para definir estratégias a fim de planejar ações coletivas voltadas para o cuidado do meio ambiente com a participação e o envolvimento das crianças, de maneira que as praças e áreas verdes públicas se tornem espaços de qualidade para a permanência infantil e que oportunizem o brincar na natureza.” (PPP, Bendita Escola pág. 4, 5 e 6)

Turma do Grupo Laranja

No dia 31 de maio de 2021 as crianças do grupo Laranja retornaram à Praça Waldemar Teixeira para observar os detalhes e lugares que precisam de cuidado e atenção. Além de narrar, as crianças registraram com desenhos e registros fotográficos.


Logo após atravessarmos a rua, Maria sinalizou a quantidade de folhas secas misturadas com outros materiais que não foram recolhidos e dificultava a circulação pelo espaço. Na sequência, iniciou-se uma conversa:


- O mosquito é um problema na praça. Afirmou Arthur.

- E o que causa esse problema? Perguntou Kizzy.

- O mato! Completou Pedro Guilherme.

- E como resolver esse problema? A professora Fernanda indagou.

- Cortando! Respondeu Arthur, prontamente.




Após observar e registrar os problemas encontrados, algumas crianças decidiram jogar futebol com uma bola rasgada que foi abandonada na quadra. Enquanto brincava, Miguel correu para o lado oposto ao que ocorria a brincadeira sinalizando: “Achei um problema da praça! O basquete!”, referindo-se às duas cestas de basquete que estavam quebradas.



A composição da Junta de Conselheiros acontecerá através da inscrição dos participantes interessados, via formulário online disponível em: https://forms.gle/WjzEf1oNapTvXpPT6 , observando a disponibilidade dos candidatos para comparecimento aos encontros e deliberações nas datas determinadas pelo colegiado. As estratégias de atuação e articulação com a comunidade serão definidas coletivamente no encontro inaugural a acontecer no dia 21 de junho, às 17h30, no quintal da Bendita Escola.


No livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, o autor Ailton Krenak, pertencente ao povo indígena Krenak na região do Vale do Rio Doce, nos convida a pensar sobre a nossa relação de humanidade. O autor nos questiona que humanidade estamos construindo se estamos nos distanciando tanto da Natureza com a dicotomia: Natureza x Humanidade. Krenak ressalta que se nós, não-indígenas, estamos sofrendo as consequências avassaladoras de tal dicotomia e nos sentimos, em determinado momento com o sentimento de proximidade do abismo, da chegada do fim do mundo, ele nos lembra que os povos originários estão há mais de 520 anos no Brasil resistindo e sobrevivendo. Nessa análise, o autor nos convida a costurar e projetar paraquedas coloridos. Se estamos nos aproximamos do abismo, lancemos paraquedas que alegrem e colorem o céu e nossos olhos.


Nesse convite-reflexivo de Ailton Krenak, acreditamos que a construção da Junta de Conselheiros de Pedra de Guaratiba são esses paraquedas coloridos que pretendemos costurar e lançar coletivamente. Entendemos que essa mobilização conjunta da sociedade civil e comunidade escolar nos desafia a pensar e construir outras relações de humanidade, dialogando com as crianças, que muito tem a nos ensinar.





Referências Bibliográficas:


KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

OLIVEIRA- FORMOSINHO, J; FORMOSINHO, J. Pedagogia-em-Participação: em busca de uma práxis holística. IN: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J; Pascal, C. (org.) Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Porto Alegre: Penso, 2019.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Bendita Escola de Educação Infantil. Rio de Janeiro - RJ, 2021.

TIRIBA, L. Crianças da Natureza. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em movimento - Perspectivas Atuais - Belo Horizonte, novembro de 2010.

Comments


B ICONE.png

Bendita Escola-quintal

das Infâncias

Estrada da Capoeira Grande, Nº 170, Pedra de Guaratiba, RJ

CEP: 23026-220


(21) 97933-8841 (WhatsApp)

  • Facebook - Bendita Escola
  • Instagram - Bendita Escola
  • whatsapp-BRANCO-300x300
  • YouTube - Bendita Escola

FAQ
Área da Família

SELO DE VERIFICAÇÃO GOOGLE - TREVO BLUE.
CERTIFICADO DE SITE SEGURO - TREVO BLUE.

© Copyright 2025 Bendita Escola de Educação Infantil. Todos os direitos reservados.
Escola de Educação Infantil localizada na Estrada da Capoeira Grande, nº 170, Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro, RJ.


As imagens, produtos e criações expostos neste site estão sob proteção da Lei do Direito Autoral no. 9.610. Portanto, fica proibido qualquer reprodução ou divulgação das mesmas sem prévia autorização.

bottom of page