1.png

Bendita é pé na terra, canto de passarinho. É história contada à sombra da árvore, banho de mangueira.

Bendita é bolo no forno e pintura na parede.

Em fevereiro de 2018, no bairro de Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro – RJ, a Bendita Escola iniciou suas atividades. No coração, pulsava um desejo materno por uma Educação Infantil viva e potente. Um lugar que compreendesse a complexidade da Primeira Infância e o valor das práticas pedagógicas participativas na constituição de seres humanos livres, conscientes e engajados.

"... A gente descobre que o tamanho das coisas há que ser medido pela intimidade que temos com as coisas. Há de ser como acontece com o amor..." [Manoel de Barros]

No início éramos três mães empenhadas em fazer da escola um espaço acolhedor e encantador para os nossos filhos: primeiros alunos da Bendita.

Ao passar dos meses novas crianças e famílias foram chegando e, aos poucos, o quintal foi ganhando ainda mais olhares curiosos, investigações e descobertas. O quintal se fazia um lugar no qual a natureza não era mero cenário para as brincadeiras das crianças, era espaço de VIDA e de interação potente com os elementos naturais.

Mas nossos sonhos eram grandes, tão grandes que não cabiam mais no espaço em que estávamos. E assim, partimos em busca de um novo quintal. Adaptações, investimentos e muito trabalho!

Em fevereiro de 2020 inauguramos nossa nova casa. Tantos eram os motivos para celebrar. Pelo primeiro ano tínhamos três agrupadas: Berçário, Maternal e Pré-escola; tínhamos um cantinho especial para os bebês; um quintal repleto de natureza; novas professoras regentes e excelentes profissionais das linguagens que tanto esperávamos: Inglês, Psicomotricidade e Yoga. Estávamos vivendo o período de acolhida com a alegria de ver nossa escola crescendo numa trajetória consistente de cuidado e compromisso com o apoio ao desenvolvimento de bebês e crianças.

Mas os colinhos, as brincadeiras e os encontros foram interrompidos pela pandemia da COVID-19. Nos despedimos numa sexta-feira, 13, sem imaginar que ficaríamos tanto tempo distantes daquele lugar no qual descobríamos diariamente a essência de viver junto.

O fechamento da escola e o isolamento social se faziam necessários para garantirmos a segurança de toda a comunidade escolar. No entanto, na medida em que os meses chegavam mais e mais famílias se despediam. A evasão escolar passou a ser uma dura realidade que afetava diretamente na continuidade da nossa escola.

Embora tanta coisa tenha sido interrompida, os sonhos insistiam em prosseguir... Buscamos formas de nos reconectar usando a tecnologia e encontramos maneiras de nos reencontrar, abrindo o quintal para uma família por dia com toda cautela e cumprindo os protocolos de biossegurança. Assim, fomos caminhando.

U13.png

“Não haverá borboletasse a vida não passar porlongas e silenciosas metamorfoses”

[Rubem Alves]

Casulo
Por Luiz Philippe

2 anos e 7 meses

Com o cenário de incertezas sobre o atendimento presencial para 2020 e uma gama significativa de pendências financeiras, prosseguir é um desafio. Por isso queremos convidar a toda comunidade educativa para participar do nosso FINANCIAMENTO COLETIVO.

... Assim, as pedrinhas do nosso quintal são sempre maiores do que as outras pedras do mundo. Justo pelo motivo da intimidade.” [Manoel de Barros]

2.png

Acreditamos na importância da Bendita Escola como oferta de Educação Infantil na localidade de Pedra de Guaratiba, que ao longo do tempo esteve marcada pelo tradicionalismo e pelas pedagogias transmissivas. Lutar pela garantia da continuidade de um modelo de educação sociointeracionista, que considera as cem linguagens e o protagonismo da criança e que promove o desemparedamento da infância, com a permanência da criança na natureza, é nutrir a responsabilidade social de  manter vivo um exemplo de prática ressignificada com o intuito de continuar promovendo reflexões e transformações nos olhares dos pais, mães, responsáveis, cuidadores, educadores e demais escolas da comunidade no apoio a Primeira Infância.

Precisamos resistir! E queremos contar com a participação de todos. APOIE A BENDITA ESCOLA!

4.png

Assim como a construção da bendita Escola se dá em comunidade, com a participação ativa das famílias e equipe numa relação horizontal com a escola, este financiamento coletivo também o é. As recompensas serão realizadas e oferecidas pelas próprias mães, pais e educadores da Bendita Escola, que estão se unindo para que você receba um pouco do nosso carinho na sua casa.

As recompensas são, para além de uma contrapartida à sua contribuição, uma possibilidade de expandir e fortalecer os serviços que cada família oferecerá.

Além de conhecer cada recompensa ali no canto direito da tela, você pode entrar neste em nosso site e acessar o PDF da campanha para conhecer um pouco mais do que preparamos para você!

Se você tiver alguma dúvida, também pode entrar em contato com a gente:

contato@benditaescola.com.br

Felipe Braz (21) 97933-8841

3.png

O valor arrecadado será usado para cobrir parte dos gastos da Bendita Escola, para complementar a renda dos próximos meses, garantindo a permanência do salário da equipe e o pagamento de custos necessários para que o projeto continue. Sendo assim:

APOIE.png
5.png

Como qualquer outra escola independente, a Bendita Escola depende neste momento da generosidade de nossa comunidade para manter nossa instituição.

A mensalidade é definida com a expectativa de que a escola terá 100% de autonomia no ano letivo indicado. Porém, com a pandemia de COVID-19 e logínquos 6 meses de fechamento,  estamos iniciando esta rede de apoio.

Todos as doações, grandes ou pequenas, fazem a diferença na manutenção da educação e da comunidade da Bendita Escola de Educação Infantil. A chave é participar no nível que seja significativo para sua família.

Em breve você poderá navegar para saber as muitas maneiras diferentes de fazer uma doação.